quarta-feira, 1 de julho de 2015

Cuidado com a Síndrome da Fênix !

Sua empresa tem duas opções diante da realidade, que estará sempre recheada de oportunidades e ameaças. Uma é esperar que as coisas aconteçam e então reagir, o que poderá ser muito tarde. Principalmente para o caso das ameaças, se elas se confirmarem. Diferente das oportunidades, que você na verdade não perde por não poder mais explorá-las, e sim deixa de ganhar, no caso das ameaças sua empresa perde se não houver tempo para reagir. A Síndrome de Fênix, que leva a empresa a acreditar que vai renascer das cinzas, pode ser uma situação muito arriscada. Depende de realmente renascer e de como vai renascer. Será que estará como o ambiente espera ou até exige? A outra opção é adotar uma postura proativa, diante de oportunidades e ameaças. Se antecipando às situações, terá maior controle no uso dos recursos, em especial o tempo, aumentando muito as possibilidades de sucesso.
Em 1968, no Maracanãzinho lotado, o cantor, compositor e poeta Geraldo Vandré fez ecoar em alto em bom som "Quem sabe faz a hora não espera acontecer." Veja e ouça no link https://www.youtube.com/watch?v=wkEGNgib2Yw
Veja também como sua empresa deve agir para ser proativa em http://proatividademercado.com.br/


A Arte da Guerra e o sucesso empresarial

Sun Tzu, general e estrategista chinês, que viveu no ano 500 a.c., escreveu o sempre bestseller A Arte da Guerra, onde aconselhava: "Concentrem-se nos pontos fortes. Reconheçam as suas fraquezas. Agarrem as oportunidades. Protejam-se contra as ameaças."
Recomendamos sempre perguntar:

> Quais pontos fortes agregam valor aos nossos clientes?
> Como minimizar ou eliminar as fraquezas da nossa empresa?
> Quais oportunidades nossa empresa deve priorizar, considerando a probabilidade de acontecer e o retorno?
> De quais ameaças nossa empresa deve se proteger, considerando a probabilidade de acontecer e o impacto?